A TV Globo emitiu um comunicado oficial em resposta à intensa repercussão e às críticas de profissionais da Band, após comentários feitos no evento de apresentação de sua programação para o mercado publicitário, o UpFront 2026. A emissora defendeu a natureza do evento e negou qualquer intenção de desmerecer o trabalho de seus concorrentes.
+Craque Neto detona a Globo após deboche sobre o MasterChef Brasil: “Ridículos”
A polêmica teve início durante o UpFront, realizado na última segunda-feira (13), quando William Bonner, ao anunciar o retorno da Fórmula 1 à Globo, fez uma declaração com tom irônico sobre o período em que a competição esteve na Band (de 2021 a 2025). “No ano que vem, a Fórmula 1 está na Globo. E vocês sabem o que é Fórmula 1 ainda, né? Porque saiu da Globo, Fórmula 1 é um esporte interessante”, disse ele, gerando risos na plateia, mas uma forte reação na concorrência. Outras alfinetadas também foram direcionadas ao programa MasterChef Brasil, da Band.
A fala de Bonner e as outras indiretas desencadearam críticas imediatas de nomes importantes da Band. O narrador Téo José, que cobriu a F1 na emissora, expressou seu descontentamento nas redes sociais, afirmando que a Globo “perdeu o respeito”. A reação mais veemente, no entanto, veio de Craque Neto, que, ao vivo em seu programa Os Donos da Bola, rebateu duramente o âncora do Jornal Nacional.
Diante da onda de críticas e da grande movimentação no mercado, a Globo se manifestou. Em nota, a emissora carioca afirmou que “fazer comparações entre conteúdos, emissoras e plataformas não significa, em hipótese alguma, o desmerecimento do trabalho de outros players e profissionais”. Pelo contrário, segundo a Globo, “em um mercado saudável, há consideração pelo trabalho realizado pela concorrência, que valoriza a excelência coletiva e impulsiona toda a indústria“.