Na noite desta última sexta-feira (03/10), aconteceu mais uma festa em “A Fazenda 17“, da Record TV. A comemoração, com a temática “Batalha Naval”, não contou com bebidas alcoólicas destiladas. Anteriormente, nas redes sociais o diretor Rodrigo Carelli explicou a decisão aos fãs do reality.
Diretor de “A Fazenda” explica restrição de bebidas antes da festa
Pouco antes da festa começar, Carelli publicou no “X” (antigo “Twitter”) e no Instagram: “Hoje tem festa em A Fazenda! Vamos ter show dos “Caras do Arrocha” (Israel Novaes e Thiago Brava). E é claro que não teremos bebidas destiladas, devido aos últimos acontecimentos. Apenas fermentadas (vinho e cerveja), além das não alcoólicas.“, informou o diretor. (Veja print ao final da matéria.).
Casos de intoxicação por bebida adulterada chamam a atenção
Em suma, a decisão da produção acontece em meio aos casos recentes de intoxicação por metanol registrados em várias regiões do Brasil. De acordo com o “Gov.br”, o Ministério da Saúde confirmou 113 registros de intoxicação por conta de bebidas alcoólicas adulteradas.
Destes, 101 casos ocorreram em São Paulo, sendo 11 confirmados e 90 em investigação. Em Pernambuco, 6 estão sendo apurados. Na Bahia e no Distrito Federal, há 2 em investigação. Por fim, no Paraná e no Mato Grosso do Sul, há 1 em cada estado sob análise. Entre todas as notificações, 12 resultaram em óbitos.
O que é metanol?
O metanol é um álcool industrial altamente tóxico, não destinado ao consumo humano. Sua ingestão pode causar danos graves ao sistema nervoso, incluindo cegueira, problemas neurológicos permanentes e, em casos extremos, a morte. A adulteração de bebidas alcoólicas com metanol é uma prática criminosa, usada para reduzir custos de produção.Nos últimos dias, autoridades registraram vários casos de intoxicação por metanol, principalmente em São Paulo, incluindo mortes por destilados adulterados.