A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio e a apreensão do passaporte do empresário Celso Henrique de Oliveira Yamashita, acusado de crime de racismo contra Taís Araújo.
Em abril de 2022, após a divulgação de um vídeo no qual a atriz, protagonista da novela ‘Vale Tudo’, da Globo, criticava o então presidente Jair Bolsonaro (PL), Yamashita escreveu em uma rede social: “É uma infeliz. Maldita Princesa Isabel.”
Segundo o Ministério Público, o comentário configurou reprovação à Lei Áurea, sugerindo que pessoas negras não poderiam expressar opinião caso a escravidão não tivesse sido abolida.
A denúncia movida contra o empresário foi aceita em julho de 2023 pela juíza Maria Letícia Buassi, que abriu processo penal contra ele, já condenado em 1993 por homicídio. Desde então, a Justiça não conseguiu localizá-lo para citação.
O promotor Fabio Miskulim afirmou que Celso Henrique estaria viajando com frequência ao Japão, o que levou ao pedido de bloqueio do documento. Na defesa, o advogado Mamede Neto classificou a frase como uma “brincadeira de bom humor”, além de que o processo é fruto de exagero. Ademais, também alegou que o morador que fez a denúncia ao MP seria “alguém desocupado”.
Segundo o Ministério Público, o bloqueio do passaporte impedirá que ele entre novamente ou deixe o país sem ser citado.
