O clima é tenso na redação da Globo nesta segunda-feira (1º). Desde o inicio do dia, o assunto que domina os bastidores do jornalismo da emissora é a respeito da possível saída de William Bonner, que pode ser substituído por César Tralli no posto de âncora titular na bancada do Jornal Nacional.
Segundo a colunista Carla Bittencourt, do portal Léo Dias, a movimentação na redação é grande e muitos jornalistas aguardam o envio de um e-mail com o comunicado oficial da direção de jornalismo anunciando a saída de Bonner. Embora haja silêncio por parte dos executivos, a mudança já é dada como certa em conversas nos bastidores.
Na redação, membros da equipe cogitam que William Bonner e César Tralli podem dividir a bancada do Jornal Nacional na edição desta segunda-feira. Neste mesmo dia, o informativo completa 56 anos no ar. A estratégia seria mostrar ao público a transição ao vivo de uma forma simbólica.
Pessoas dentro da Globo não falam oficialmente a respeito do assunto, o que alimenta os boatos nos corredores da empresa. A emissora trata o tema com sigilo e cuidado, mas as conversas com William Bonner estariam acontecendo há meses com os diretores responsáveis pelas mudanças. Enquanto isso, repórteres, editores e outras pessoas da equipe acreditam que hoje marca o fim de uma história no Jornal Nacional.